- Maria Cecília Seraphim
INDÚSTRIA 4.0 OU QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
É uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem.
O termo "Indústria 4.0" teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promove a informatização da manufatura. A primeira revolução industrial mobilizou a mecanização da produção usando água e energia a vapor. A segunda revolução industrial, então, introduziu a produção em massa com a ajuda da energia elétrica. Em seguida veio a revolução digital e o uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos, bem como Tecnologia da Informação para automatizar ainda mais a produção.
COMO SERÁ A INDÚSTRIA 4.0 PARA O MERCADO E PARA OS PROFISSIONAIS?
A indústria 4.0 está revolucionando as linhas de montagem, gerando produtos inovadores e, mais que isso, vai desenhar um novo cenário nas fábricas em todo o mundo. Embora o Brasil ainda caminhe a passos mais lentos que os países desenvolvidos, no que diz respeito a essa revolução, a tendência é que os robôs participativos no processo façam mudar também o perfil dos profissionais procurados pelo setor. É só uma questão de tempo para que as indústrias brasileiras se adaptem a esse novo conceito de fábrica inteligente. Do que precisa o profissional da Indústria 4.0 – Visão técnica; Capacidade de Adaptação; Senso Crítico; Bom Relacionamento; Habilidade em outros idiomas; Pesquisa e Atualização constantes; Experiências Práticas.
Como você vai se preparar para isso????