- Maria Alves Viana
A importância da captação de recursos no terceiro setor
Gerir e manter uma organização sem fins lucrativos não é uma tarefa fácil e por isso a Emaús tem buscado parcerias e atualizações. O trabalho é diário em busca de participação em editais que beneficiem nossa organização e o trabalho desenvolvido. Ainda temos muito a aprender e crescer neste setor de captação de recursos.
Para nossa alegria e motivação, alguns resultados de muito trabalho já começaram a surgir. O projeto Trilhando Novos Rumos, em parceria com a EDP (Energias de Portugal) está em execução e tem mostrado muitos desafios, beneficiando 100 crianças de 6 a 12 anos em cursos de teatro, educação ambiental, reforço e música (violão, flauta e coral).
Após a aprovação no edital da AmBev, recebemos uma capacitação por meio do programa de transformação social, o VOA. Esta capacitação é composta por nove módulos e tem como foco treinar gestores para elaborar princípios, estratégias, táticas, gestão da rotina, orçamento, comunicação, captação de recursos, solução de problemas e gestão de projetos. Este programa voluntário de mentoria possibilita que a Emaús possa organizar e agilizar seus processos, através da implementação destes conteúdos na gestão e dia-a-dia da organização.
Neste mês entraremos em contato seja por ligação, e-mail ou redes sociais com nossos amados e fiéis sócios e colaboradores, que por anonimato ou não, ano após ano contribuem para a manutenção e continuidade da obra. O intuito é cuidar de quem cuida, estreitar laços, agradecer... Esta contribuição tem realizado milagres na vida de muitos.
Iniciamos também o contato com o novo regime jurídico de parcerias da Administração Pública com as Organizações da Sociedade Civil, objetivando compreender melhor este cenário de isenção fiscal e transferência de recursos financeiros.
A COVID–19 chegou e roubou de muitas pessoas a esperança de dias melhores, mas como bons Brasileiros que somos, não desistimos nunca! As ONGs, Associações e Projetos sociais tendem a sofrer os impactos desta pandemia e por isso pedimos seu olhar fraterno a esta organização que tem trabalhado em prol de todos aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.